Monumentos Megalíticos de Alcalar


A cerca de 10 km’s de Portimão fica Alcalar, um local onde é possível visitar os monumentos megalíticos pertencentes a uma povoação pré-histórica. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Monumentos Megalíticos de Alcalar; Férias no Algarve

Antes de partirmos de férias, investigamos sempre qual o património existente no local. Tínhamos visto umas imagens que nos pareceram muito interessantes sobre os Monumentos Megalíticos de Alcalar, por isso tirámos uma tarde para conhecer esta estação arqueológica. Como era também nossa intenção visitar o Museu de Portimão, comprámos o bilhete em conjunto, o que permitiu alguma economia.
Iniciamos a visita pelo Centro de Acolhimento e Interpretação, onde os vários painéis contextualizam o que iremos ver. Saímos e acedemos por uma rampa ao melhor templo funerário e mais conhecido: o monumento nº 7. Esta mamoa com cerca de 27 m de diâmetro tem um recinto cerimonial ao centro, que pode ser visto subindo um passadiço por cima do tholos, coberto com blocos de calcário da região. Quando chegamos à entrada, vimos que era baixa e estreita, não permitindo aceder ao coração deste monumento. A nossa desilusão foi grande, pois percebemos que a ideia criada a partir das imagens anteriormente vistas, não correspondia ao que tínhamos perante nós.

Monumento nº 7; Monumentos Megalíticos de Alcalar; Férias no Algarve

Seguimos para o monumento nº 9, também do III milénio a.C., de estrutura semelhante,  mas mais pequeno e de acesso condicionado.

Monumento nº 9; Monumentos Megalíticos de Alcalar; Férias no Algarve

Um pouco mais à frente, está o que resta  do forno de cal tradicional escavado na rocha, este do século XIX.

Forno de cal tradicional; Monumentos Megalíticos de Alcalar; Férias no Algarve

Há ainda a salientar os testemunhos de modos de vida e trabalho das comunidades que habitaram as regiões periféricas. Um dos exemplos é o transporte dos blocos de pedra para a construção dos vários monumentos funerários. A maquete existente no Museu de Portimão é um excelente complemento.

Monumentos Megalíticos de Alcalar; Férias no Algarve



0 comentários:

Enviar um comentário