Experiência gastronómica no StreetXo

No Bairro da Salamanca, em Madrid, o StreetXo é a aposta do chef David Muñoz numa cozinha de influência asiática a preços low cost.

StreetXo, gourmet experience
Na minha última visita a Madrid fui conhecer o espaço Gourmet Experience no último piso do El Corte Inglês do Bairro da Salamanca. Contempla várias áreas de restauração mas o StreetXo é o mais concorrido. Abre às 13h mas cheguei cedo, por volta do meio dia. A esplanada é realmente convidativa mas não me afasto muito porque a fila começa a formar-se sem que dê por ela.
Antes de abrirem portas (quase 30 minutos depois), um empregado anota individualmente os pedidos de quem prefere uma bebida enquanto aguarda. Como sou a primeira a entrar sugerem-me ficar ao balcão.
– É o melhor lugar. Assim podes ver a preparação dos pratos.
Apesar do sucesso do StreetXo ser em muito devido às estrelas Michelin do chef David Muñoz, não se vem aqui apenas comer mas participar num espetáculo gastronómico.

StreetXo, gourmet experience
Comecemos pela porta que é de plástico transparente, assim como os bancos, formados por caixas empilháveis. Segue-se a indumentária que se assemelha a um colete de forças e não a uma jaleca tradicional. Depois são vários os apontamentos irreverentes: há cabelos cor de rosa, muitas tatuagens e alguns chefs lembram atores e músicos. Gritam-se pedidos, canta-se e exageram-se alguns gestos. Todos têm uma função bem definida sem comprometer o trabalho do outro.

StreetXo, gourmet experience
StreetXo, gourmet experience
Sugerem-me três pratos para duas pessoas. A lista não é grande mas as opções são complexas, o que me leva algum tempo a decidir.
– Queres ajuda? Preferes carne ou peixe?

StreetXo, gourmet experience
Os pedidos são imediatamente executados e o empratamento é à frente do cliente, alguns em grandes taças ou travessas, outros diretamente nas folhas. Antes de servir, é explicado todos os ingredientes, modo de preparação e como deve ser degustado.
Começo por uma lasanha coreana de wonton e vaca velha (15€) com a carne a desfazer-se na boca de tão macia.

StreetXo, gourmet experience
Seguiu-se uns salmonetes com batata doce roxa (16€), finalizados no momento de servir.

StreetXo, gourmet experience
StreetXo, gourmet experience
O último prato, um estofado de vaca no wok (17€) foi o meu favorito. Não estava perfeito (sentia-se o sabor a queimado) mas gostei muito da combinação de texturas sedosas.

StreetXo, gourmet experience
No final fazem questão de perguntar se estava tudo bem e se gostei. Como não há sobremesas na carta, aconselham a Gelateria Rocambolesc mesmo em frente.

Gelataria Rocambolesc, StreetXo, gourmet experience
Tenho alguma dificuldade em me levantar porque nunca tive uma experiência semelhante, quer em termos visuais, quer gastronómicos. Foi verdadeiramente irreverente e inovador.

StreetXo
Calle Serrano 52, 7 planta
28001 Madrid

2 comentários:

  1. Muito bom post e excelentes fotografias! Agora para a próxima tenta o DiverXO, vale muito a pena.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela sugestão. Está na minha lista.

    ResponderEliminar