Pelas Quintas de Azeitão


Situa-se no concelho de Setúbal esta vila cujo nome deriva de "Azzeitum" de origem romana. Atualmente é conhecida não só pelo património natural (Parque Natural da Arrábida) como gastronómico. Dos seus produtos destacam-se os vinhos (Periquita e moscatel de Setúbal), doces variados (queijinhos de ovos, queijinhos de amêndoa, esses de Azeitão, amores de Azeitão e as famosas tortas) e o queijo.

Quinta da Bassaqueira


Quinta da Bassaqueira, Azeitão, Enoturismo

A sede dos vinhos Bacalhôa situa-se na Quinta da Bassaqueira, mesmo à entrada de Azeitão. Lugar de visita obrigatória, alia o enoturismo (vinhas, zonas de produção, engarrafamento e estágio de vinho) à arte (esculturas, ruínas, azulejos) e à natureza (lago e oliveiras milenares).

Quinta da Bassaqueira, Azeitão, Enoturismo

No interior percorremos a zona das barricas para envelhecimento do moscatel de Setúbal, juntamente com a maior colecção particular de azulejos em Portugal, conhecemos a zona de engarrafamento, passamos pelas vinhas com castas Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah e no final efectuamos a prova de vinhos na loja (branco, tinto e roxo). Para quem não conhece sugiro provar o Bacalhôa Moscatel Roxo e Catarina Branco.

Quinta da Bassaqueira


Quinta da Bacalhôa


Quinta da Bacalhôa, Azeitão, Enoturismo

A visita prossegue na Quinta da Bacalhôa, antiga propriedade da Casa Real Portuguesa, sendo actualmente propriedade da Fundação Berardo. Neste espaço podemos contemplar diversas obras de arte, passear no jardim, na casa do lago com o primeiro azulejo datado em Portugal ou nas vinhas. Está classificado como Monumento Nacional desde 1996.


José Maria da Fonseca


José Maria da Fonseca, Azeitão, Enoturismo

A José Maria da Fonseca, fundada em 1834, é a mais antiga empresa de vinhos de mesa e de moscatel de Setúbal em Portugal, permanecendo na mesma família há sete gerações. A visita guiada inicia na casa-museu, onde se encontra a primeira máquina de enchimento mecanizado e algumas garrafas com vinhos produzidos antes da Implantação da República. Seguimos para os jardins muito bem cuidados e terminamos nas adegas com os tunéis e barris de moscatel. É aqui que se encontra o famoso Moscatel Torna Viagem. A visita termina com uma prova de vinhos.

José Maria da Fonseca, Azeitão, Enoturismo


Quinta das Torres


Esta casa apalaçada, com séculos de existência, é atualmente um pequeno hotel, mas é possível entrar e visitar o exterior e o lago.

Quinta das Torres, Azeitão, Enoturismo


Palácio dos Duques de Aveiro


Palácio dos Duques de Aveiro, Azeitão, Enoturismo

É na principal rua da vila que se localiza este palácio renascentista de grandes dimensões, atualmente em estado de degradação.
O monumento a Sebastião da Gama, o "poeta da Arrábida" e natural de Vila Nogueira de Azeitão encontra-se mesmo em frente. A estátua é uma evocação do poeta sentado no forte da Arrábida, a contemplar a paisagem.


Quinta Velha – Queijeira


Quinta Velha – Queijeira, Azeitão

Sobre esta quinta, não podemos dizer muito, porque a visita não correu como esperado. Quando chegámos, o espaço estava reservado para uma festa de aniversário de crianças, daí termos apenas espreitado o local onde se faz o queijo. No entanto, ficaram duas imagens que não esqueceremos: a do arco-íris e os burritos que vieram animadamente ao nosso encontro, deixando-se mimar.
De regresso a casa, trouxemos muitas coisas boas: memórias de um dia bem passado e de termos sido muito bem recebidos. Os produtos adquiridos (garrafas de vinho, o espumante e o moscatel de Setúbal) serão para consumir com família e amigos, porque quando se partilha, sabe sempre melhor.

1 comentário:

  1. Bom artigo sobre a Azeitão! Faltou mencionar um dos pontos mais positivos: É mesmo ao pé da Arrábida! :)

    ResponderEliminar