Onde comer as melhores pizzas no Porto?

Na Foz, num bairro residencial, as pizzas do Portarossa são as melhores do Porto.

Restaurante Portarossa, pizzarias Porto
Se eu conheço todas as pizzarias do Porto? Não. Aliás, para ser honesta nunca comi esta especialidade napolitana na Invicta. No entanto, a minha experiência no Portarossa foi de tal forma positiva que me leva a tal afirmação. Mas já lá iremos. O restaurante localiza-se na Foz, num bairro residencial, bastante tranquilo e requintado. Os mais distraídos nem notarão que se trata de um restaurante. De fora, parece apenas mais uma vivenda. Atravessando a esplanada exterior, cativante o suficiente para não querer arredar pé (pela beleza do espaço e não pelas figuras do jet-set e políticos com que me cruzo) perguntam-me se tenho reserva.
– Não. Devia ter ligado?
– Sim, convém sempre. Já temos a esplanada cheia e no interior não há muitas mesas.

Restaurante Portarossa, pizzarias Porto
Olhando em redor, continuo seduzida pelo ambiente mas como o dia o permite, fico na esplanada lateral. A música vai variando mas apenas retenho o jazz e bossa nova. Há a opção do menú do dia, que inclui uma sopa ou entradas, pizza ou prato e uma bebida. Mas como quero apenas uma pizza, da carta que felizmente não é extensa, escolho a capricciosa (11,5€). Bastou chegar à mesa para saber que não me ia desiludir: uma massa muito fina, com ligeiras bolhas na borda. Primeiro deixei que a gema do ovo se espalhasse pela pizza e como fazem os italianos, enrolei e comi com a mão. Massa crocante, recheio equilibrado e ótima de sabor.

Restaurante Portarossa, pizzarias Porto
Uma das minhas sobremesas favoritas rematou a refeição. O tiramisú (4,5€) foi servido num pequeno frasco hermético como mandam os atuais costumes. Fresco, muito cremoso, sem excesso de mascarpone, mas os palitos estavam demasiado embebidos em café e faltou aquele toque alcoólico.

Restaurante Portarossa, pizzarias Porto
Apesar do restaurante estar praticamente cheio, o serviço foi bastante rápido, atencioso e muito simpático.

Restaurante Portarossa
Rua de Côrte Real 289
4150-235 Porto

0 comentários:

Enviar um comentário